segunda-feira, 13 de junho de 2011

GINCANA CULTURAL

CHARADA  GINCANA  CULTURAL


1. O que fica molhado na hora que seca?
2. Para ser direito tem que ser torto?
3. Tem mais de vinte cabeças, mas não sabe pensar?
4. Tem pés redondos e rastro comprido?
5. Qual é a carta que nunca leva recado?
9. Qual o pássaro que
em gaiola não se prende
só se prende quando se solta
por mais alto que ele voe
preso vai e preso volta?
10. Tenho casas sem ser bairro No meu nome casa tenho
Sem ser cão protejo o dono  Que me usa se lhe convenho
11. Fala e ouve, mas não é gente?
12. Não tem cabelo na cabeça, mas quando envelhece, fica careca?
13. O que é, o que é, que fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima?
14. O que é, o que é, que esta andando mesmo quando esta parado ?
15. O que é, o que é, que quando anda vai deixando as tripas para trás?
16. O que é, o que é, que é pequeno como rato mas cuida da casa como um leão?
17. O que é, o que é que tem cabeça mas não é gente tem bico mas não é criança?
18. O que é, o que é? Tem cabeça, mas não tem cabelo, tem tempo, mas não tem folga?
20. O que é que é grande antes de ser pequena?
23. O que é que é, que sobe quando a chuva desce?
24. O que é o que é que tem bico, asas e voa mas não é passarinho?
25. Qual o objeto cortante que vira animal ao inverter?
26. Qual é a cor mais barulhenta?
27. O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
28. Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?                 Não é o Wescley Garanto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ALCOOL - FPC

FORMAÇÃO PARA CIDADANIA
TEMA: ÁLCOOL
ALCOLISMO
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.
Tratamento do Alcoolismo
O alcoolismo, essencialmente, é o desejo incontrolável de consumir bebidas alcoólicas numa quantidade prejudicial ao bebedor. O núcleo da doença é o desejo pelo álcool; há tempos isto é aceito, mas nunca se obteve uma substância psicoativa que inibisse tal desejo. Como prova de que inúmeros fracassos não desanimaram os pesquisadores, temos hoje já comprovadas, ou em fase avançada de testes, três substâncias eficazes na supressão do desejo pelo álcool, três remédios que atingem a essência do problema, que cortam o mal pela raiz. Estamos falando naltrexona, do acamprosato e da ondansetrona. O tratamento do alcoolismo não deve ser confundido com o tratamento da abstinência alcoólica. Como o organismo incorpora literalmente o álcool ao seu metabolismo, a interrupção da ingestão de álcool faz com que o corpo se ressinta: a isto chamamos abstinência que, dependendo, do tempo e da quantidade de álcool consumidos pode causar sérios problemas e até a morte nos casos não tratados. As medicações acima citadas não têm finalidade de atuar nessa fase. A abstinência já tem suas alternativas de tratamento bem estabelecidas e relativamente satisfatórias. O Dissulfiram é uma substância que força o paciente a não beber sob a pena de intenso mal estar: se isso for feito, não suprime o desejo e deixa o paciente num conflito psicológico amargo. Muitos alcoólatras morreram por não conseguirem conter o desejo pelo álcool enquanto estavam sob efeito do Dissulfiram. Mesmo sabendo o que poderia acontecer, não conseguiram evitar a combinação do álcool com o Dissulfiram, não conseguiram sequer esperar a eliminação do Dissulfiram.
Problemas Clínicos
Diversos são os problemas causados pela bebida alcoólica pesada e prolongada. Fugiria ao nosso objetivo entrar em detalhes a esse respeito, por isso abordaremos o tema superficialmente.
Sistema Nervoso - Amnésias nos períodos de embriaguez acontecem em 30 a 40% das pessoas no fim da adolescência e início da terceira década de vida: provavelmente o álcool inibe algum dos sistemas de memória impedindo que a pessoa se recorde de fatos ocorridos durante o período de embriaguez. Induz a sonolência, mas o sono sob efeito do álcool não é natural, tendo sua estrutura registrada no eletroencefalograma alterado. Entre 5 e 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica. Este problema consiste num permanente estado de hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos, pés ou ambos. Nas síndromes alcoólicas pode-se encontrar quase todas as patologias psiquiátricas: estados de euforia patológica, depressões, estados de ansiedade na abstinência, delírios e alucinações, perda de memória e comportamento desajustado.

Hormônio Antidiurético - Esse hormônio inibe a perda de água pelos rins, o álcool inibe esse hormônio: como resultado a pessoa perde mais água que o habitual, urina mais, o que pode levar a desidratação.
Ociticina - Esse hormônio é responsável pelas contrações do útero no parto. O álcool tanto pode inibir um parto prematuro como atrapalhar um parto a termo, podendo tanto ser terapêutico como danoso.
Insulina - O álcool não afeta diretamente os níveis de insulina: quando isso acontece é por causa de uma possível pancreatite que é outro processo distinto. A diminuição do açúcar no sangue não se deve a ação do álcool sobre a insulina ou sobre o glucagon (outro hormônio envolvido no metabolismo do açúcar).
Gastrina - Este hormônio estimula a secreção de ácido no estômago preparando-o para a digestão. O principal estímulo para a secreção de gastrina é a presença de alimentos no estômago, principalmente as proteínas. É controverso o efeito do álcool sobre a gastrina, alguns pesquisadores dizem que o álcool não provoca sua liberação, outros dizem que provoca, o que levaria ao aumento da acidez estomacal. Podem provocar úlceras no aparelho digestivo.

Recaída
A taxa de recaída (voltar a beber depois de ter se tornado dependente e parado com o uso de álcool) é muito alta: aproximadamente 90% dos alcoólatras voltam a beber nos 4 anos seguintes a interrupção, quando nenhum tratamento é feito. A semelhança com outras formas de dependência como a nicotina, tranqüilizantes, estimulantes, etc, levam a crer que um há um mecanismo psicológico (cognitivo) em comum. O dependente que consiga manter-se longe do primeiro gole terá mais chances de contornar a recaída. O aspecto central da recaída é o chamado "craving", palavra sem tradução para o português que significa uma intensa vontade de voltar a consumir uma droga pelo prazer que ela causa. O craving é a dependência psicológica propriamente dita.

As mulheres são mais vulneráveis ao álcool que os homens?
Aparentemente as mulheres são mais vulneráveis sim. Elas atingem concentrações sanguíneas de álcool mais altas com as mesmas doses quando comparadas aos homens. Parece também que sob a mesma carga de álcool os órgãos das mulheres são mais prejudicados do que o dos homens. A idade onde se encontra a maior incidência de alcoolismo feminino está entre 26e 34 anos, principalmente entre mulheres separadas. Se a separação foi causa ou efeito do alcoolismo isto ainda não está claro. As conseqüências do alcoolismo sobre os órgãos são diferentes nas mulheres: elas estão mais sujeitas a cirrose hepática do que o homem. Alguns estudos mostram que o consumo moderado de álcool diário aumenta as chances de câncer de mama. Um drink por dia não afeta a incidência desse câncer.
O alcoolismo é genético?
Esta pergunta bastante antiga vem sendo mais bem estudada nas últimas décadas através de estudos com gêmeos, e será mais aprofundada com o projeto genoma. A influência familiar do alcoolismo é um fato já conhecido e aceito. O que se pergunta é se o alcoolismo ocorre por influência do convívio ou por influência genética. Para responder a essa pergunta a melhor maneira é a verificação prática da influência, o que pode ser feito estudando os filhos dos alcoólatras. Estudos como esses podem investigar os gêmeos monozigóticos (idênticos) e os dizigóticos. Constatou-se que quando um dos gêmeos idênticos se torna alcoólatra o irmão se torna mais freqüentemente alcoólatra do que os irmãos gêmeos não idênticos. Essa constatação mostra a influência genética real, mas não explica porque, mesmo tendo os "gens do alcoolismo," uma pessoa não se torna alcoólatra. Os estudos familiares mostraram que a participação genética é inegável, mas apenas parcial, os demais fatores que levam ao desenvolvimento do alcoolismo não estão suficientemente claros.
Dependência alcoólica
Para se fazer o diagnóstico de dependência alcoólica é necessário que o usuário venha tendo problemas decorrentes do uso de álcool durante 12 meses seguidos e preencher pelo menos 3 dos seguintes critérios: a) apresentar tolerância ao álcool -- marcante aumento da quantidade ingerida para produção do mesmo efeito obtido no início ou marcante diminuição dos sintomas de embriaguez ou outros resultantes do consumo de álcool apesar da continua ingestão de álcool. b) sinais de abstinência -- após a interrupção do consumo de álcool a pessoa passa a apresentar os seguintes sinais: sudorese excessiva, aceleração do pulso (acima de 100), tremores nas mãos, insônia, náuseas e vômitos, agitação psicomotora, ansiedade, convulsões, alucinações táteis. A reversão desses sinais com a reintrodução do álcool comprova a abstinência.
Abstinência alcoólica  
A síndrome de abstinência constitui-se no conjunto de sinais e sintomas observado nas pessoas que interrompem o uso de álcool após longo e intenso uso. As formas mais leves de abstinência se apresentam com tremores, aumento da sudorese, aceleração do pulso, insônia, náuseas e vômitos, ansiedade depois de 6 a 48 horas desde a última bebida. A síndrome de abstinência leve não precisa necessariamente surgir com todos esses sintomas, na maioria das vezes, inclusive, limita-se aos tremores, insônia e irritabilidade. A síndrome de abstinência torna-se mais perigosa com o surgimento do delirium tremens. Nesse estado o paciente apresenta confusão mental, alucinações, convulsões. Geralmente começa dentro de 48 a 96 horas a partir da ultima dose de bebida. Dada a potencial gravidade dos casos é recomendável tratar preventivamente todos os pacientes dependentes de álcool para se evitar que tais síndromes surjam. Para se fazer o diagnóstico de abstinência, é necessário que o paciente tenha pelo menos diminuído o volume de ingestão alcoólica, ou seja, mesmo não interrompendo completamente é possível surgir a abstinência. Alguns pesquisadores afirmam que as abstinências tornam-se mais graves na medida em que se repetem, ou seja, um dependente que esteja passando pela quinta ou sexta abstinência estará sofrendo os sintomas mencionados com mais intensidade, até que surja um quadro convulsivo ou de delirium tremens. As primeiras abstinências são menos intensas e perigosas.
Leia o texto e responda conforme o texto acima :
1.       Como se apresenta as formas mais leves de abstinência?
2.       O que acontece  com o paciente acometido de delirium tremens?
3.       O que é necessário para se fazer o diagnóstico de dependência alcoólica?
4.       O alcoolismo é genético?
5.       As mulheres são mais vulneráveis ao álcool que os homens?
6.       O que é CRAVING?
7.       Defina:
1.     Hormônio Antidiurético         2.Ociticina                     3. insulina               4. Gastrina        
8.       Quais os problemas clínicos causados pela bebida alcoólica?
9.       Quando e como acontece as amnésias no período de embriaguez?
10.   O que é o alcoolismo e como é entendido?
11.   Como se trata o alcoolismo?
12.   Quais os problemas causados pela bebida alcoólica?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

RESOLVENDO E APRENDENDO

Questões 1º Ano  C   &  D:

* Copie em seu caderno e responda:

01. Uma gravura de forma retangular, medindo 20cm de largura por 35cm de comprimento, deve ser ampliada para 1,2m de largura. O comprimento correspondente será:
                                
a) 0,685m         b) 1,35m            c) 2,1m           d) 6,85            e) 18m              
                                
02. Uma máquina varredeira limpa uma área de 5100m
² em 3 horas de trabalho. Nas mesmas condições, em quanto tempo limpará uma área de 11900m²?
a) 7 horas     b) 5 horas             c) 9 horas           d) 4 horas         e) 6h e 30min

03. Num acampamento avançado, 30 soldados dispõem de víveres para 60 dias. Se mais 90 soldados chegam ao acampamento, então, por quanto tempo o acampamento estará abastecido?

04. Um alfaiate pagou R$ 960,00 por uma peça de fazenda e R$ 768,00 por outra de mesma qualidade. Qual o comprimento de cada uma das peças, sabendo-se que a primeira tem 12m a mais do que a segunda?

05. De duas fontes, a primeira jorra 18l por hora e a segunda 80l. Qual é o tempo necessário para a segunda jorrar a mesma quantidade de água que a primeira jorra em 25 minutos?


06. (FAAP) Uma impressora a laser, funcionando 6 horas por dia, durante 30 dias, produz 150 000 impressões. Em quantos dias 3 dessas mesmas impressoras, funcionando 8 horas por dia, produzirão 100 000 impressões?
a) 20            b) 15              c) 12           d) 10            e) 5

07. (PUCCAMP) Sabe-se que 5 máquinas, todas de igual eficiência, são capazes de produzir 500 peças em 5 dias, se operarem 5 horas por dia. Se 10 máquinas iguais às primeiras operassem 10 horas por dia, durante 10 dias, o número de peças produzidas seria de:
a) 1000         b) 2000                c) 4000              d) 5000              e) 8000

08. Empregaram-se 27,4kg de lã para fabricar 24m de tecido de 60cm de largura. Qual será o comprimento do tecido que se poderia fabricar com 3,425 toneladas de lã para se obter uma largura de 0,90m?

09. Uma destilaria abastece 35 bares, dando a cada um deles 12 litros por dia, durante 30 dias. Se os bares fossem 20 e se cada um deles recebesse 15 litros, durante quantos dias a destilaria poderia abastecê-los?

10. Uma família composta de 6 pessoas consome, em 2 dias, 3kg de pão. Quantos quilos serão necessários para alimentá-los  durante 5 dias, estando ausentes 2 pessoas?

a) 3             b) 2               c) 4               d) 6              e) 5
 


14) Por um descuido meu, perdi R$ 336,00 dos R$ 1.200,00 que eu tinha em meu bolso. Quantos por cento eu perdi desta quantia?





OBS: A sala que, por ventura, tiver só uma aula minha, responderá somente as 10 primeiras questões e a outra turma que tem 02 aulas ininterrupta responderá as 16 questões.
DETALHE: Não esqueça de ao terminar, pedir o visto à secretária ou ao regente do multi-meio Walter ou Antonio Alves que, por sua vez rubricará as atividades.
OBS: Ao terminarem, por favor entregar e receber o visto que poderá ser dado pelo Coordenador Héder, Adriana e ou ainda a Diretora Sheila......A sala que, por ventura tiver só uma aula, responderá somente 10 questões.

terça-feira, 3 de maio de 2011

VALE A PENA RESOLVER

VALE A PENA RESOLVER
TENTE E RESOLVA VALE 0,25 (PONTOS) POR RESPOSTA CERTA TENTE.....
1.  Para preparar uma massa, um pedreiro mistura, a cada 2 latas de cimento, 3 latas de areia. Quantas latas de areia são necessários para misturar com 8 latas de cimento?
2.  Com o valor gasto por um cliente adquirindo 10 litros de leite do tipo C, pode-se comprar o seguinte número de litros de leite do tipo A:
3.  João foi ao supermercado, onde comprou 3 kg de carne, 5 kg de feijão e 8 kg de arroz. Sabendo que o quilo de carne custa R$ 7,00, o quilo de feijão custa R$ 2,20 e o de arroz custa R$ 1,50, quanto João gastou nesta compra?
4.  O preço de uma moto 125 cc 0 km, é de R$ 5.400,00. Considerando que cada ano de uso, há uma desvalorização de R$ 420,00, quanto custará a moto após quatro anos?
5.  Um grupo de balé se prepara para uma apresentação e se organiza no palco em filas. Na primeira fila ficam duas pessoas, na segunda ficam três, na terceira, quatro, ou seja, cada fila acrescenta-se uma pessoa. No total formarão oito filas. Quantos componentes têm esse grupo de balé?
6.  Luiz comeu 12/15 de um pão no café da manhã, e sua irmã 12/23. Os dois irmãos comeram que fração desse pão?
7.  Uma receita médica contém a seguinte informação: tomar 03 comprimidos ao dia, durante 18 dias. Na compra deste medicamento, o paciente verificou que cada caixa contém 20 comprimidos e que a farmácia não vende este comprimido por unidade. A quantidade mínima de caixas que o paciente deve comprar é:
8.  Vânia tem R$ 108,00. Pagou uma divida de R$ 45,00 e comprou 2 camisetas por R$ 14,00 cada uma, um par de sapato por R$ 26,00 e 1 calça por R$ 32,00. Qual o seu saldo em reais após efetuar esses pagamentos?
9.  Na perfuração de um poço artesiano, sabe-se que a cada 30m de profundidade a temperatura aumenta de 1º C (1 grau Celsius). Em Senador Pompeu, município do sertão cearense, a temperatura da superfície do solo é de 42º C, e encontra-se água a uma profundidade de 90m. Em que temperatura se encontra a água encontrada?
10.  A mãe de Roberta está preparando para o seu aniversário bolos deliciosos. Ela dispõe de 4 tipo de doces para o recheio, doce de leite, ameixa, leite condensado e goiaba. Para a cobertura apenas creme de chocolate e creme de baunilha. Quantos bolos diferentes com recheio e cobertura a mãe de Roberta poderá preparar?

PROVA DE MATEMÁTICA

PROVA DE MATEMÁTICA 2º ANO
1.     Escreva os elementos da 4ª linha do triângulo de Pascal.


2.       Solucionando o sistema  abaixo teremos como resposta:
      
a)     1 e 2             b) -1 e 2               c) 1 e  -2               d) -1  e -2      e) N    D   A


3.    A solução do sistema são: 

a)    2 e 1        b) 2  e  3        c)  1  e  3           d) -1 e 3          e) -2   e  3

4.     Os valores de X, Y  e  Z no sistema a seguir são:
               
         a)   2,  3  e  4                  b) 1 , 2  e  4            c) 1, 2 e 3              d) 0,  2  e 4                e) 1, 3  e 5    
       5.  Desenvolva o binômio ( a + b)6 :


       6. Ache a solução geral do sistema escalonado e dê o valor de:
x – 2y – 3z + 5s – 2t = 4
                                 2z – 6s + 3t = 2
                                       4s +  t  = 12    
                                                                    5t = 10                     
       X =                      y =                        z=                               s=                             t=          
        7.  Desenvolva ( x + 2 )5:


“ Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo.”